Marketing
28 de março de 2024
Fundada na década de 1930, a tradicional Lego aposta nas collabs para renovar seu público e lançar produtos com edição limitada.
Considerado um dos brinquedos mais famosos do mundo, a Lego viveu seu período áureo nos anos 1970 e 1980. Suas principais linhas eram a LEGO Family, a Expert Series e Expert Builder e LEGO Space.
Com a chegada dos anos 90, e os jogos eletrônicos, a marca quase foi à falência, acumulando dívidas na casa de US$800 milhões. A sua virada de jogo ocorreu com a adoção das collabs, com outras marcas consagradas, como Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter, Marvel, Pixar, entre outras.
Essa estratégia ganhou o público e está funcionando na duas vias, onde a indústria cinematográfica ganha com promoção de filmes da marca, Adidas e Levis levam a parceria para o universo da moda, e a Ikea, sua conterrânea, cria soluções de armazenamento.
A junção das marcas movimenta negócios parceiros, o seu propósito é agregar valor às suas soluções, diversificar os produtos e alcançar cada vez mais novos públicos.
Além disso, o marketing e a edição limitada cria o sentimento de desejo, levando a uma rápida escassez dos brinquedos ofertados. As peças se tornaram verdadeiros objetos de colecionador, e por se tratar de edição limitada o valor do ticket é maior.
Para acertar em cheio na parceria, a Lego pesquisa o mercado, escolhendo a dedo marcas que prezam pela qualidade, criatividade, cuidam da sua reputação e são expressivas no seu nicho de atuação para aumentar a sua comunidade de fãs.
A Lego está presente na lembrança de várias gerações, ao longo dos anos ela se reinventou, ganhando a confiança e o coração dos consumidores.
A marca extrapolou as barreiras do comercial, tornando-se parte da vida e da personalidade dos consumidores. O que se vê é uma clara história de amor, onde as pessoas criam laços afetivos com cada linha lançada.
Nesse sentido, fazer collab com marcas vinculadas ao universo dos games e super-heróis é uma forma de aumentar essa conexão e continuar no topo das vendas.
Anualmente são produzidos mais de 36 bilhões de blocos Lego, representando 68 mil peças por minuto, ou 1.140 peças por segundo.
Um volume de fabricação estrondoso, que mostra que a marca é especialista em criar boas experiências e se manter no mercado por anos.
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