Marketing digital: cinco passos para implementar na sua empresa

Você, empresário, vive escutando que sua empresa precisa urgente implementar o marketing digital e não sabe como fazer isso? Esse post aqui é para você!

O que é marketing digital?

Primeiramente, é fundamental entender o que é o marketing digital. Podemos definir esse termo como uma união de diversas estratégias que uma marca (seja ela uma pessoa ou empresa) se utiliza para atrair potenciais negócios, além de criar e desenvolver relacionamentos e seu próprio posicionamento.

Com isso em mente, algumas vantagens podem ser conquistadas:

  1. Interatividade: você terá um canal aberto no qual o público pode trocar experiências sobre o seu produto ou serviço;
  2. Possibilidade de análise: ao contrário do marketing tradicional, no digital você pode mensurar os resultados obtidos por suas ações e traçar melhores estratégias;
  3. Democratização de oportunidades: seja grande ou pequena, há espaço para o seu negócio.

Separamos este artigo da Rockcontent para você aprofundar o seu conhecimento sobre o que é marketing digital.

Ficou interessado? Listamos cinco aspectos que você deve pensar para dar os primeiros passos no marketing digital. Vem com a gente!

1) Entenda o seu público

O primeiro passo para iniciar essa jornada com certeza é estudar o seu público. Como é o comportamento do seu consumidor? Ele utiliza as redes sociais com frequência?

Essas são apenas algumas perguntas que você pode utilizar para entender para quem você deseja falar no universo on-line.

2) Estabeleça as suas metas

Não basta apenas estar no ambiente digital, é preciso reconhecer os porquês. Dessa forma, liste as suas metas e o que deseja alcançar com isso: novos clientes? Aprofundar o relacionamento com o seu público atual?

Com essas determinações, os próximos passos ficam mais fáceis.

3) Entre nas redes corretas

As duas instruções anteriores foram mais voltadas para análise e planejamento. Agora, você precisa escolher as redes corretas para o seu negócio. Afinal, Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter etc. são muito diferentes e têm objetivos distintos.

Por exemplo, você tem uma loja de roupas? O ideal talvez seja o Instagram que trabalha mais com imagens e tem uma boa ferramenta de vendas na própria plataforma. Já se você é um coach e quer construir sua marca como desenvolvimento de carreiras, o LinkedIn pode te ajudar publicando seus textos e dicas para um público mais corporativo.

4) Defina a constância

Não basta iniciar, ficar animado na primeira semana e depois dizer adeus às suas estratégias. É fundamental que você crie constância e esteja sempre abastecendo os seus seguidores de conteúdo.

É assim que você vai conseguir maior relevância e reconhecimento. Ou seja, será lembrado em seu meio e ganhará notoriedade.

5) Saiba o que os resultados têm a dizer

Como falamos anteriormente, o marketing digital se destaca por conseguir trazer dados sobre as suas ações. Na dica final, é hora de aprender com eles e desenvolver sempre melhores estratégias para alcançar o seu público. Esse passo é um verdadeiro ciclo, algo constante, e deve ser levado com você continuamente. Afinal, o marketing digital é um aprendizado recorrente.

Maior profissionalização do marketing digital

É importante ressaltar, porém, que as ações desse meio digital não param por aí. As redes sociais, estratégia inicial mais destacada neste texto, são apenas a superfície para você iniciar a sua presença on-line.

Blogs, mídia paga, e-mail marketing, entre outros, são fatores que podem te ajudar E MUITO a engajar e vender mais. Quer saber como? Aqui te recomendamos a contratação de uma agência. Para tornar os seus resultados mais otimizados e profissionais, contar com esse apoio é fundamental. Ficou interessado? A Icons4u está pronta para te contribuir com o seu crescimento!