É possível gerar integração entre marketing on-line e off-line?

Com a utilização cada vez maior das redes sociais e de outras estratégias de marketing no ambiente on-line, o off-line se encontra não apenas negligenciado, mas muitas vezes rejeitado por algumas empresas. Essa pode ser a resposta errada para quem busca resultados efetivos.

Primeiramente, é fundamental reconhecer que as pessoas devem ser consideradas como o principal elemento de integração entre esses dois “lados” do marketing. Dessa forma, com esse ponto de ligação, é possível integrar as frentes em prol de uma ação abrangente. Para compreender melhor, porém, é preciso diferenciar aspectos presentes em cada uma delas.

Podemos citar, no off-line, itens como panfletos, outdoors, anúncios em veículos físicos (jornais, revistas e afins), além de trade marketing e eventos; enquanto isso, no on-line, podemos recordar de e-mails marketing, anúncios em sites e redes sociais. Esses são apenas alguns deles.

Nesse sentido, por exemplo, enquanto muitas empresas começaram a vender no digital, seus pontos de venda físico continuam ativos, funcionando e recebendo os seus clientes. Sendo assim, como atrair para ambos os espaços? É possível que você realize ações nas suas redes sociais, produzindo conteúdos relevantes e, ao mesmo tempo, também anuncie ofertas ou novidades em outdoors estrategicamente localizados.

Outro cenário: você é um produtor e precisa de um distribuidor para comercializar. No ponto de venda, é fundamental que o seu negócio se destaque e seja reconhecido. Aí também mora o trabalho do marketing. Além, é claro, de ações de aproximação com os responsáveis pela intermediação entre o que você produz e o cliente final que podem ser feitas por conteúdos exclusivos por e-mail, mensagens por aplicativos etc. Ou, ainda, você é dono de uma marca de roupas e deseja lançar uma nova coleção. Mostrar aos seus clientes é imprescindível e, para conquistar seu público, um belo evento de lançamento é essencial. Utilizar os recursos on-line, como postagens em redes sociais associados a um evento presencial para pessoas selecionadas, é uma alternativa.

Por meio de simples exemplos foi possível observar o quanto essa combinação entre on e off pode e deve ser explorada de forma conjunta.

A estratégia deve fazer sentido para o seu negócio

Com esse contexto e a importância da sua integração estabelecidos, é imprescindível reafirmar que o planejamento e as ações propostas devem fazer sentido para a realidade da sua empresa. Afinal, uma estratégia será diferente para uma escola, uma farmácia, uma loja de roupas etc.

Você precisa conhecer as pessoas que quer atingir, além de identificar de maneira significativa seus hábitos de consumo e comportamentos. Dessa forma, a ajuda de uma agência especializada é crucial para atingir resultados significativos. No fim das contas, por mais que você invista em diversas opções, sem um estudo inteligente e esse cuidado prévio, seus esforços poderão ser pouco efetivos.

A recomendação, portanto, fica com o auxílio de uma agência de marketing e publicidade. Contando com profissionais capacitados, seu retorno em vendas, reconhecimento e presença serão dados como certos. Na Icons4u, você encontra essa expertise: converse com um especialista.